CEDTEC constrói primeiro utilitário elétrico do estado




A Escola Técnica CEDTEC construiu o primeiro carro utilitário ecológico do Espírito Santo. Com motor elétrico, em lugar do tradicional à gasolina, o veículo pode ter autonomia de cerca de duas horas, sendo alimentado pelas próprias baterias ao invés de ir parar no primeiro posto de combustível.

Ao construir o veículo, a Escola Técnica CEDTEC buscou manter ao máximo as características originais, para demonstrar que qualquer tipo de carro pode ser adaptado, até mesmo um utilitário, como foi o caso, que pode ser empregado para tarefas simples do dia a dia ou até mesmo para o transporte de mercadorias.

Várias são as razões para se pensar em substituir efetivamente os motores à combustão interna pelos modelos elétricos, como a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, devido à maior eficiência energética do motor elétrico em relação ao convencional (poluem menos); são mais silenciosos; as baterias recarregáveis se reciclam bem - quase 100% delas podem ser recicladas, o que evita que as baterias velhas se transformem num problema de descarte de lixo – e além de todos estes benefícios, existe a economia, já que o custo de manutenção do carro elétrico é muito menor do que o de um veículo convencional.
O projeto, inteiramente construído dentro da Escola, com a ajuda de alunos dos cursos Técnicos, estará exposto na Feira do Verde, na Praça do Papa, a partir do dia 16 de novembro. Na ocasião, os visitantes poderão tirar suas dúvidas e conferir como novas alternativas sustentáveis de preservação ambiental, se ligadas ao conhecimento técnico, podem fazer toda diferença para construção do mundo que queremos.

Sob o capô, o carro elétrico, que tinha um motor de 1.600 cilindradas, combustão interna à gasolina e um tanque de combustível de 55 litros, passou a ter 14 baterias estacionárias de 6 Volts para um motor de 22 KW, equivalente a 30 HP, com 80 Volts, corrente alternada, assíncrono, 2.500 RPM.

0 Response to "CEDTEC constrói primeiro utilitário elétrico do estado"

Postar um comentário